Projeto Eco-Tur

As novas tendências no setor turístico colocam o Ecoturismo e o Turismo ativo como os segmentos de mercado que mais cresceram nos últimos anos.

Apesar do enorme potencial dos recursos naturais, etnográficos e paisagísticos que apresenta o Ecoturismo, os Municípios que participam neste projeto e que apresentam segmentos de turismo consolidado concordam com a reflexão de que o desenvolvimento do Ecoturismo enfrenta ainda algumas problemáticas na sua promoção e consolidação.

A falta de conservação e reabilitação do património natural e histórico, a falta de sinalização e interpretação dos percursos de valor natural e cultural, o escasso desenvolvimento de produtos e serviços turísticos da natureza e a falta de difusão e promoção dos que já existem, são as problemáticas que os parceiros assumem como certas, estando em acordo em relação à necessidade de coordenar estratégias e unir esforços para implementar um modelo de desenvolvimento turístico sustentável, através do Ecoturismo e do Turismo ativo.

O projeto consiste, portanto, em criar uma Rede de Municípios para a conservação, gestão e valorização do património natural e etnográfico através da criação de produtos e serviços ecoturísticos e de turismo ativo nas regiões do território de cooperação.

Os Municípios farão uma abordagem holística que incorporará as dimensões física, económica, social e ambiental de desenvolvimento da oferta turística, contando sempre com uma perspetiva vincada de sustentabilidade e conservação do património natural e paisagístico.

Os Municípios da Rede ECO-TUR desenvolverão, em parceria, uma estratégia para a promoção do Ecoturismo nos seus territórios através de uma metodologia focada no aproveitamento das mais valias da cooperação e boas práticas de cada parceiro.
Trata-se de implementar uma estratégia para estruturar o território mediante criação de rotas e atividades associadas – desde os núcleos históricos consolidados às respetivas zonas rurais e naturais envolventes.

 



O projeto ECO-TUR está enquadrado no Eixo 4, Prioridade de Investimento 6.C. do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Eixo 4: Conservar e proteger o meio ambiente e promover a eficiência dos recursos.

Prioridade de Investimento: 6C: Conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural.

Facebook Twitter Google+ Pinterest