Resultados esperados
Este projeto vai de encontro à crescente procura do Ecoturismo e do Turismo ativo, valorizando os recursos naturais e paisagísticos envolventes – dada a sua importância na construção da paisagem insular e património etnográfico asociado –, assegurando a sua manutenção e desenvolvimento sustentável através da promoção de uma gestão adequada dos recursos associados a atividades turísticas.
Impacto previsto
A implementação da rede acontecerá nos seguintes termos:
- Valorização e conservação dos bens naturais e culturais.
- Diversificação do produto turístico tradicional.
- Projeção conjunta da Região de cooperação.
- Aumento do número de visitantes nas zonas de intervenção.
- Aumento do número de estadias em alojamentos de povoações com baixa e média densidade populacional.
- Especialização dos destinos no âmbito do Ecoturismo e do Turismo ativo.
- Aumento do investimento privado no setor do Ecoturismo.
Sustentabilidade dos resultados
Uma vez concluído o projeto, as atividades que utilizem as rotas, produtos e serviços turísticos disponibilizados para o Turismo ativo – tais como trekking, running, etc. – terão gerado impulso suficiente para permanecer ativas.
No que concerne aos novos produtos: mapas de rotas, visitas guiadas pela natureza, entre outros, e a inclusão dos mesmos nas ofertas turísticas existentes serão o suporte de uma nova rede de empresas que prestem estes serviços, já que o ECO-TUR atua como uma infraestrutura que é capaz de estruturar todo um novo pacote de atividades vinculadas ao setor do Ecoturismo ou Turismo ativo.
Finalmente, as intervenções e soluções encontradas pela rede de cooperação servirão como modelo para outros nichos turísticos que tenham o potencial para implementar este tipo de rotas no futuro.